Paróquia de São Vicente de Paulo

Dom Vasconcelos: Um bispo resiliente

 

Dom José Luiz Gomes Vasconcelos, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Fortaleza, completa, no dia nove de dezembro próximo, 25 anos de vida Sacerdotal - Jubileu de Prata. 

D. Vasconcelos, um bispo jovem na idade e no Ministério Episcopal. Nasceu, batizou-se, fez a 1ª Comunhão, crismou-se e ordenou-se sacerdote em Garanhuns,   Pernambuco.  Nomeado Bispo Auxiliar  de Fortaleza, já angariou muitas amizades, não só pelos trabalhos pastorais que assumiu juntamente com Dom Rosalvo e D. José Antônio, nossos incansáveis pastores, mas também com todas as pessoas que dele se aproximaram. Ele é sempre cordial no trato fino com as pessoas e muito disponível e resiliente com sua agenda repleta de compromissos, porém atencioso e generoso ao atender os que lhe procuram.  

De acordo com a teologia do Concílio Vaticano II, o Bispo é pai, pastor, amigo e irmão de seus diocesanos e principalmente de seus padres, coparticipantes da ordem episcopal, aqueles que estão diariamente no pastoreio, à semelhança de uma vela acesa se consumindo no altar. O Bispo é um  princípio visível de Jesus Cristo, unidade da Igreja com o qual todo o presbitério - diocesanos, religiosos, juntamente com os leigos - devem estar unidos. Ele, como mestre da fé e anunciador de Jesus Cristo, não deve  preocupar-se em ser lembrado depois, mesmo que tenha deixado um grande evento marcado em sua diocese. Mas questiona-se sempre se está, de fato, orientando as pessoas para Cristo, promovendo a justiça social, o amor, o perdão, o respeito pelos direitos humanos e responsabilizando-se pelo povo. Que os sacerdotes vejam sempre no Bispo aquele junto a quem se pode chorar quando preciso, mas também se alegrar com  ele numa verdadeira fraternidade sacerdotal. (cf. Lumen Gentium, Presyterorum Ordinis, e Pastores Dabo Vobis e outros) .

Ultimamente, o Papa Francisco tem falado aos bispos que não tenham postura de príncipes, mas, na simplicidade e humildade, tenham proximidade aos fiéis e mormente com os sacerdotes. Posso afirmar, com conhecimento de causa que D. Vasconcelos imprime em si mesmo esse modelo de Bispo na docilidade do Espírito Santo. O seu jeito sereno, calmo, acolhedor e amigável é o que mais nos fascina.     

Que Dom Vasconcelos continue sendo esse sinal de Deus e exemplo de pastor que olha e acolhe as ovelhas com amor e ternura. Que continue sendo um bispo segundo o coração de Deus. Que vá em frente, não mude, continue assim nosso “pequeno-grande” da Arquidiocese de Fortaleza. Parabéns! 

 

Pe. Raimundo Neto
Pároco da Paróquia de São Vicente de Paulo

 

 

 

 

Mensagem

...Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.

Este é o primeiro e grande mandamento.

E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo...

Eventos