Segundo domingo do Advento

O Evangelho proclamado hoje é de Marcos 1,1-8, onde nos mostra a figura de João Batista como precursor, mensageiro de Deus, portador de uma mensagem profundamente libertadora. Pois ele nos trás a Boa Nova da libertação: Jesus Cristo.

João Batista é aquele mensageiro que Deus promete enviar à frente de seu povo para preparar-lhe o caminho da salvação, cf. Ex.23,20: Ml 3,23 - Deus vai enviar um anjo. O mensageiro é Elias; no Novo Testamento João Batista está vestido de Elias.

O estilo de João Batista não é doce e nem adulador; o seu porte é austero, penitente, radical, servidor. Suas palavras são duras e falta a diplomacia. Sua linguagem, seu aparato, sua alimentação e seu “habitat” demonstram uma pessoa carismática e superior, que é o primeiro a viver a mensagem de conversão que proclama.

A Mensagem de João Batista é a da CONVERSÃO. O batismo dele é sinal de penitência, de conversão iniciada por ele, para receber aquele que é mais forte: Jesus Cristo. Conversão é um processo contínuo que se dá no dia-a–dia. Às vezes pensamos que a conversão é só para os grandes pecadores, para os pagãos, que não conhecem Jesus Cristo. A conversão bíblica e cristã é um trabalho contínuo de toda a existência, tarefa silenciosa de cada dia. Nunca estamos totalmente convertidos porque o amor não tem fim de meta neste mundo. A meta está sempre além. Muitos se perguntam: mas se converter de quê? Do pecado profundo que faz ninho em nosso coração e tem múltiplas manifestações: egoísmo, soberba, agressividade, luxúria etc.

Síntese: Todos nós precisamos de conversão, de mudança: a sociedade, a família. De modo especial a família. Só salvaremos a nossa sociedade da violência, dos ataques contra a família, se houver uma genuína conversão dos membros da família: pai, mãe e filhos.

Pe. Neto