Paróquia de São Vicente de Paulo

Terceiro domingo do advento

 

 

 

 

O evangelho proclama hoje (João 1, 6-8. 19-28), semelhante ao do último domingo, apresenta a figura de João Batista. Domingo passado era a CONVERSÃO em Marcos. Hoje o tema central em João é o testemunho. João Batista tinha a consciência de que era a luz, mas veio para dar TESTEMUNHO da luz.

Os dois blocos do evangelho de hoje, portanto, giram em torno do testemunho; esta é a grande característica de João Batista no evangelho de João. Esse testemunho é um homem, historicamente situado, que vem anunciar Jesus a todos. João Batista não é o salvador, mas aquele que leva os homens à fé em Jesus Salvador.

O povo de Israel estava esperando ansiosamente o Messias. A ação de João Batista chama a atenção das autoridades dos judeus, os quais mandaram uma embaixada perguntar: quem é você? Três hipóteses: Messias, Elias ou qualquer profeta? João poderia ter-se aproveitado de alguma forma para buscar prestígio ou privilégios. Mas não o fez. João venceu a tentação de ocupar o lugar e Jesus. Apenas diz: “Eu sou a voz que grita no deserto”. Nossa tarefa hoje é como a de João Batista: é continuar a missão de Jesus Cristo, é estar no meio das situações de hoje. Ser presença de Jesus no mundo.

MENSAGEM: A mensagem que tiramos deste evangelho é que a verdadeira atitude de cada sacerdote, pregador, catequista, agente de pastoral é não procurar o prestígio, a própria promoção. Podemos olhar também para a nossas famílias e reconhecer que os pais são aqueles que nos apontam o Cristo, por seu modo d viver, de falar, de dar valor. Devem cuidar da formação religiosa dos filhos. Rezar com eles e por eles. Devem estimular a participação na Catequese na leitura da palavra de Deus e na participação na Eucaristia.

Que neste domingo da alegria, todos passem a conhecer que a maior alegria é Jesus estar no meio de nós.

Pe. Raimundo Neto
Pároco de São Vicente de Paulo

 

 

 

Mensagem

...Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.

Este é o primeiro e grande mandamento.

E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo...

Eventos