Segundo domingo do tempo comum

O evangelho refletido hoje é o de João 1,35-42. Como sabemos, João Batista veio para dar testemunho da luz e seu testemunho é este: “Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”. O evangelho revela-nos a força do testemunho. No começo é João que dá o seu testemunho sobre Jesus: “Eis aí o Cordeiro de Deus”. Na sequência, É o próprio Jesus que apela para a força de seu testemunho; “Venham e vocês verão”. Mais à frente, é a vez de André testemunhar: “Nós encontramos o Messias”. Uma testemunha puxa outra e assim se vai formando a comunidade dos seguidores de Jesus. João Batista encaminha seus discípulos para se tornarem discípulos de Jesus. À procura destes, corresponde um convite de Jesus, para que eles venham ver e permanecer com Ele.

O encontro dos discípulos (André e Simão Pedro) com Jesus foi um encontro transformador. Depois de terem passado o dia com Jesus, fazendo aquela grande experiência, eles saíram transformados, cheios de alegria e testemunhando: Encontramos o Messias.

Precisamos também de fazer uma experiência com Jesus em nossa vida. Só conhece Jesus, de fato, quem faz uma experiência de fé com Ele.

Nos dias de hoje, há uma sensibilidade grande para a experiência cristã do sagrado: sem dúvida, a experiência é fundamental, mas não podemos reduzi-la a mero sentimento religioso.

A experiência cristã supõe abertura de espírito e, consequentemente, compromisso com a causa do Reino pela qual Jesus deu a vida.

Pároco de São Vicente de Paulo