Paróquia de São Vicente de Paulo

Primeiro domingo da QUARESMA - 2015

 

Mudar de vida é o apelo do evangelho que refletimos hoje (Marcos 1, 12-15). “Convertei-vos” – diz Jesus. Mas as pessoas não mudam de vida se não tiverem um bom motivo, uma confiança em algo melhor que pode acontecer com essa mudança. Jesus apresenta um bom motivo para mudar: “O Reino está próximo”. O Reino é uma realidade onde vale o que Deus planejou para nós, onde o mal vai sendo vencido porque chegou a força maior. Nossa fé nos diz que o Reino chega na pessoa de Jesus. Em Jesus manifesta a presença do amor de Deus, que não desiste de realizar um projeto de vida melhor para seus filhos, mesmo diante de todos os pecados do mundo. Se o Reino está próximo, vale a pena e é possível mudar.

 

O evangelho diz que, antes de fazer esse anúncio da proximidade do Reino, Jesus tinha estado quarenta dias no deserto e tinha sido tentado pelo demônio. Toda vez que a bíblia fala em quarenta dias ela está querendo nos avisar que aí está uma experiência importante de intimidade com Deus que prepara alguém para realizar grandes coisas. Nesses quarenta dias a bíblia resume as tentações que acompanham Jesus durante toda a sua vida: era o perigo de se desviar da sua missão, de fazer tudo de um modo mais difícil, de se deixar acomodar e ser um Messias que buscasse aquilo que lhe daria mais vantagem. Foi tentado, como todos nós, que vivemos cercados dos apelos da nossa vaidade, da nossa acomodação, da nossa covardia. Nós também muita vezes nos perguntamos se vale mesmo a pena estar a serviço, lutar pelo que é justo, enfrentar dificuldades para fazer valer o direito de todos. Jesus sabe direitinho o que se passa conosco nessas horas, porque também teve que fazer esse tipo de escolha durante toda a sua vida. Mas Jesus venceu as tentações. O principal para nós é que essa vitória não se afasta daqueles que cederam diante do pecado. Muito pelo contrário. É uma vitória a nosso favor, uma vitória que nos ajuda a ver em que pusemos nossas esperanças. Quem nos pede conversão é aquele que foi capaz de vencer o mal. Ele, que é forte e justo, é que vem em socorro dos fracos e pecadores.

 

Peçamos a Jesus, que foi fortalecido pelo espírito de Deus, venceu as tentações e iniciou sua missão, que nós possamos também ser fortalecidos e vencedores naquele que foi vitorioso sobre o pecado e a morte: nosso Senhor Jesus Cristo.

 

Pe. Raimundo Neto
Pároco de São Vicente

Mensagem

...Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.

Este é o primeiro e grande mandamento.

E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo...

Eventos