Paróquia de São Vicente de Paulo

Quarto domingo da PÁSCOA - 2015

O evangelho de hoje (João 10,11-18) interpreta a imagem ou parábola parcial do Pastor, que se auto - explica com esses traços característicos: 1º) Jesus é o bom Pastor; 2º) Pastor único de um só rebanho; 3º) Pastor que dá a vida pelas ovelhas.

 

Mediante a fórmula introdutória de auto – revelação “Eu sou”, que temos visto em outras ocasiões, Jesus se define como o bom Pastor, incluindo e se contrapondo a todos os demais. Ele é o Pastor, autêntico, modelo e único.

 

Duas razões O diferenciavam do Pastor mercenário: a) porque está disposto a dar a vida por suas ovelhas no momento de perigo; “Eu sou o bom Pastor: o bom Pastor dá a vida por suas ovelhas; ao contrário, o mercenário, que não é pastor nem dono das ovelhas, quando vê que o lobo vem chegando, abandona as ovelhas e foge; e o lobo faz estrago e as dispersa. É porque é assalariado e a ele não importam as ovelhas.” b) porque conhece suas ovelhas e é conhecido por elas. Jesus retoma a ideia que expôs ao explicar a imagem do pastor. Ele é o Pastor verdadeiro que chama as ovelhas pelo nome para levá-las às pastorais; e elas o seguem porque conhecem sua voz.

 

O verbo “conhecer” no quarto evangelho como no resto da Bíblia, não fica no plano intelectivo ou conceitual. É um conhecimento que cria comunhão de vida, relação pessoal, ativa, amorosa e recíproca. No caso de Jesus com os seus é tão profunda que é comparada por Ele e ao mútuo conhecimento que há entre o Pai e o filho.

 

Síntese: Jesus é o único Pastor que dá a vida pelos seus ao entregar sua própria vida; é também por isso mesmo o único salvador. Seu seguimento é comum para todos mediante a escuta de sua voz e conhecimento de sua pessoa, pois somente mediante este contato pessoal teremos sua vida em nós.

 

Pe. Raimundo Neto
Pároco de São Vicente

Mensagem

...Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.

Este é o primeiro e grande mandamento.

E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo...

Eventos